segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Cartão vermelho ao trabalho infantil!

Texto da professora Luciana Freitas.

Trabalhei em sala de aula um folheto de campanha, com o seguinte tema: Cartão vermelho ao trabalho infantil! Apresentei o folheto aos alunos, interpretamos oralmente sobre o assunto, fizemos a interpretação no caderno.

Levei as crianças para verem imagens da internet de menores trabalhando, pude ver que ficaram bem comovidos com as imagens de crianças carregando pesos, até maiores que o seu, crianças quebrando pedras, trabalhando na fabricação de carvão, entre outras imagens.
A oralidade aflorou na sala, onde senti que todos ficaram com pena das crianças vistas. Partimos pra produção textual, onde expliquei a eles que essas campanhas com folhetos são realizadas para que se diminua o que está acontecendo, no caso, o trabalho infantil.

Deixei bem claro que, em casa o trabalho que a mãe pede como secar uma louça, deixar seu quarto arrumado, são tarefas que se pode fazer. Na hora da produção apresentei outros temas como, obesidade infantil, aborto, doação de sangue.... e deixei que criassem livremente seu folheto de campanha. E como sempre, entenderam o recado e o trabalho saiu maravilhoso!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário